BOA SORTE!!!
terça-feira, 29 de maio de 2012
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Somos Educadoras Infantis
Gostaria de apresentar para vocês a equipe de educadoras deste ano do Centro Educacional Municipal Infantil Jardim Pevi .
![]() |
A Daniele mora em uma cidade aqui pertinho Avanhandava trabalha com o maternal II .
A Poliana faz o contra turno, a tarde desenvolve várias atividades com o jardim Bom falar um pouco de mim é mais fácil, trabalho com crianças do maternal I adoro essa faixa etária (2 a 3 anos) eles nos surpreende a cada segundo e ver essa transição , esse amadurecimento me fascina.
Agora vem a pergunta : Porque estou apresentando as educadoras ?
Porque vou começar a postar seus trabalhos que são embasados no PCNS e espero contribuir com vocês de alguma forma .
.Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.
Paulo FreireBeijos e boa noite
domingo, 27 de maio de 2012
Reencontro
Amiga é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito...♫
E para finalizar essa tarde, não pude perder a oportunidade de registrar meu reencontro com minha amiga Kel http://kellrachelkelly.blogspot.com.br/, uma pessoa iluminada, blogueira e muito criativa. Ela é uma das pessoas que me apresentou o artesanato com evas, foi quando trabalhamos juntas no Ceim Eldorado, tempinho bom que deixou muitas saudades.Foi assim que eu me apaixonei e não parei mais de criar e recriar. É claro que não poderia esquecer da Maria de Cássia, agradeço a Deus por existir pessoas como elas, que dividem o que sabem. Muito Obrigada meninas, vocês moram no meu coração. Beijos
Parada Pedagógica em Penápolis.
A Parada Pedagógica para as educadoras e professoras da rede de ensino de Penápolis ocorreu na ultima quinta-feira dia 24-05-2012, começou com uma palestra com Dr. Alexandre Gil onde ele abordou vários assuntos interessantes enfatizando a importância dos três primeiros anos da crianças. O período que vai da gestação aos três anos de idade é o mais importante na preparação dos alicerces das competências e habilidades emocionais e cognitivas futuras. É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a fazer, a se relacionar, a ser e desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
Fomos convidadas a assistirmos a um documentário : O Coro Jovem Coração @ é um grupo vocal de Northampton, MA, que ganhou uma reputação internacional de suas interpretações originais das canções por Sonic Youth, Ramones e The Clash. No entanto, esta não é uma banda de garagem adolescente atacar o songbook classic rock punk - o Coro Jovem Coração @ é composta por 22 idosos, cuja idade média é 80, e sob a direção de Bob Cilman eles ganharam um grau de fama por sua entusiástica a cappella interpretações de well-known rock & melodias roll. cineasta Stephen Walker passou várias semanas com os membros do Coro Jovem Coração @ como eles ensaiavam para o seu concerto anual em Northampton, e Young @ Heart é um documentário que oferece um olhar seu processo de ensaio rigoroso, o fundo de vários membros, e seus esforços para se manter ativo e pensar positivo, mesmo quando os seus amigos sucumbem à velhice. Produzido para a televisão britânica, Young @ Heart foi exibido em competição no Los Angeles Film Festival 2007. ~ Mark Deming, Rovi.
A tarde fomos para as oficinas reciclar os nossos conhecimento essa foi a melhor parte. Com a experiencias das coordenadoras pedagógicas Araci, Marlene e Simone cantamos, requebramos e principalmente brincamos.
As musicas que aprendemos ou relembramos todas precisavam de alguns apetrechos
( mascaras ) então...colocamos a mão na massa quero dizer nos evas, colas e muito mais. Obrigada a todas as pessoas envolvidas que nos deram a oportunidade de socializar, trocar ideias, com outras educadoras de unidades diferentes, como sabemos ninguém sabe tudo são nesses encontros que temos a oportunidade para ensinar um pouco que sabemos e principalmente aprendermos juntas. Beijos
( mascaras ) então...colocamos a mão na massa quero dizer nos evas, colas e muito mais. Obrigada a todas as pessoas envolvidas que nos deram a oportunidade de socializar, trocar ideias, com outras educadoras de unidades diferentes, como sabemos ninguém sabe tudo são nesses encontros que temos a oportunidade para ensinar um pouco que sabemos e principalmente aprendermos juntas. Beijos
![]() |
Andreia e Sandra |
![]() |
Araci coordenadora Pedagógica

Oficina
Cristiane, Sandra, Daniele .
Fernanda, Cristiane e Daniele.
Resultado final , máscaras para acompanhar as músicas infantis.
Fica aqui um vídeo, não era o que eu queria mais esse é legal também para relembrarmos dos momentos emocionante do nosso encontro.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Adriana Iara e as borboletas.
Semana passada foi o aniversário da minha amiga Adriana Iara, uma pessoa iluminada , para presenteá-la fiz um pote cheio de borboletas e brilho.Houve alguns contra tempo e não pude entrega-lo pessoalmente mas espero que ela goste.
Esses potes de sorvete além de muito carinho ganharam alças.
Ficou lindo, eu adorei e vocês .
Beijos
Depressão o mal do século.
Depressão. Um problema com solução
Boa tarde meninas hoje conheci esse blog http://solangemada.blogspot.com/ e me deparei com uma pesquisa interessante sobre depressão.Como muitas de nós passaram ou passam por isso, resolvi dividir com vocês essas informações.Tenham uma ótima leitura . Beijos
Tenho percebido que a depressão é uma praga que a cada dia mais
está tomando conta da humanidade, dos nossos amigos, da nossa família, enfim, das pessoas que mais amamos.
Há quem diga que depressão é doença de rico, outros que falam que isso não passa de manha e outros, que isso não é doença.
Mas a verdade é que a depressão vai muito além desses diz que me disse e pode até matar, pois está provado que a pessoa que sofre desse mal, tem toda a sua saúde prejudicada, a sentimental, a psicológica e a física. Não sabemos muitas vezes lhe dar com esse problema, então resolvi fazer esse post para tentar fazer com que conheçamos melhor esse inimigo que anda rondando nossas vidas.
DEPRESSÃO, UM INIMIGO INVISÍVEL
GeneralidadesDepressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
- Perda de energia ou interesse
- Humor deprimido
- Dificuldade de concentração
- Alterações do apetite e do sono
- Lentificação das atividades físicas e mentais
- Sentimento de pesar ou fracasso

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
- Pessimismo
- Dificuldade de tomar decisões
- Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
- Irritabilidade ou impaciência
- Inquietação
- Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
- Chorar à-toa
- Dificuldade para chorar
- Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
- Dificuldade de terminar as coisas que começou
- Sentimento de pena de si mesmo
- Persistência de pensamentos negativos
- Queixas freqüentes
- Sentimentos de culpa injustificáveis
- Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual
Causa da Depressão
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.
Agora você me pergunta:
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.
Agora você me pergunta:
"Porque um blog que é baseado no Artesanato, está tratando desse assunto?"
E eu te respondo:
"Porque está mais que provado que o artesanato é um caminho que pode levar a cura desse mal."
Quando a pessoa começa a produzir, a criar com suas próprias mãos, sua alto estima começa a subir, ela passa a se sentir útil e até mesmo um pouco mais importantes, pois é isso mesmo que somos, importantes.
Com a alto estima lá em cima, todo o organismo começa
a responder de uma forma positiva, deixando pra traz a tal depressão.
Existem inúmeras áreas,
a pintura, o tricô, o bordado, etc...
Pode-se começar experimentando algumas e depois se dedicar ao que lhe agrada mais.
Poder criar algo é com certeza um ótimo remédio pra alma, pois ali você pode se expressar da forma que quizer, colocando pra fora o que lhe faz bem ou o que lhe faz mal, sendo assim, um bom desabafo.
Espero ter sido clara e esclarecedora, pois podemos ajudar ao próximo e a nós mesmos.
O importante é
SER FELIZ!!!
http://solangemada.blogspot.com/
terça-feira, 22 de maio de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Uma nuvem de Joaninhas
No começo do ano criei um porta recado e imã de geladeira de Joaninha para presentear as mães dos meus alunos, nela continha uma mensagem de Boas Vindas, fiz algumas a mais para dar para umas educadoras que estavam na unidade por tempo determinado. São elas: Joseane, Ana Paula, Eneida e a Suzana; hoje estão no Ceim Cecilia Meireles.
Elas ficaram muito charmosas com saias e bustiê feitos com fitas de cetim e rendas..
![]() |
O prendedor e o imã foram colados nas costas com cola quente..
As antenas utilizei miolo de flores e ficou muito prático .
O resultado foi essa Joaninha que eu acabo de batizar "a joaninha Gabi", linda, graciosa e com certeza vai me seguir por muito tempo, eu adorei e vocês?
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Um livro Maravilhoso
No dia 14 de abril de 2012 foi minha colação de grau, a professora Renata Castilho fez um pequeno discurso que nos emocionou , ela fez citações de um livro e fez o seguinte comentário: todos os pais , educadores e professores deveriam ter esse livro, isso despertou minha curiosidade, li e recomendo. O livro é fascinante, apaixonante, deixo a vocês alguns trechos desse maravilhoso livro " Pais brilhantes Professores fascinantes". Boa leitura. Beijos .
A Diferença entre bons professores e professores fascinantes :
1 - Bons professores são eloquentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente...
2 - Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.
3 - Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção.
4 - Bons professores usam a memória como depósito de informação, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.
5 - Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis.
6 - Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula.
7 - Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.
Os sete pecados capitais dos educadores :
1 - Corrigir publicamente, expor os defeitos da pessoa. Os sábios usam os erros para construir. Deve-se valorizar a pessoa, não seus erros. Pior ainda, humilhar por problemas naturais. O trauma é realimentado constantemente. Não discriminar, não criar padrões. Procure reverter os sintomas da depressão em prazer pela vida. Quem estimula a reflexão é um artesão de sabedoria.
2 - Expressar autoridade com agressividade – Quando acontecer, devemos pedir desculpas. Nossos erros podem ser reproduzidos por nossos filhos. Use o diálogo para rever os erros. Doar-se, cruzar os mundos, não ter medo de perder a autoridade, mas sim de perder os filhos.
3 - Ser excessivamente crítico e obstruir a infância. Deve-se dar liberdade para brincar e errar, sem correr perigo. Não comparar com os outros, permitir espontaneidade. Não impor autoridade, não humilhar em público e não criticar excessivamente. Comparação somente se estimulante ( não depreciativa ). Aceitar as limitações ( nossas e deles ).
4 - Punir quando estiver irado e colocar limites sem explicações. Dar um bom exemplo e apoiar em momentos dificeis supera traumas. Não se deixar levar pela ira. Se não puder controlar, saia de cena. Diante do erro, procure levá-los a repensar suas atitudes. Maturidade é a forma inteligente de corrigir alguém. A melhor punição é aquela que se negocia. Castigos, privações e limites só educam se estimulam a arte de pensar. Elogie o jovem antes de corrigi-lo ou criticá-lo.
5 - Ser impaciente e desistir de educar. Procure construir uma ponte entre os dois mundos ( seu e do jovem "problema" ). Um jovem "problema" pode esconder problemas maiores. Conquiste-o com atenão e afeto. São estes que testam nossa qualidade de educadores. Se você conquistar, darão mais alegria no futuro. Invista neles.
6 - Não cumprir com a palavra. Não conseguir dizer não, e prometer tudo, sem poder cumprir...Perde o respeito e o jovem cresce imatura e desconfiado. A confiança é dificil de ser construída e fácil de ser destruída.
7 - Destruir a esperança e os sonhos. Sem eles não há caminho, nem motivação. Temos tendência a ferir as pessoas mais intimas. Combata isto! Sem esperança não se supera conflitos. Motivação para viver, superar e vencer.
Vamos tentar fazer a diferença!
Potes de sorvete encapados com tecido
Nesses potes de sorvete usei tecidos de algodão e colei com cola branca.
Aqui o detalhe fica por conta do botão de joaninha.
Esse eu fiz para guardar meus cortadores( perfurador) de papeis.
Esse é o meu preferido...
deu para perceber que amo joaninha.
E ai gostou ? Eu adorei.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Painel do Dia das Mães
Na nossa unidade a equipe escolar resolveu fazer um painel para homenagear as Mães,com a colaboração das mesmas montamos esse imenso mosaico .
As Mães nos deram a sua contribuição escrevendo frases " Ser mãe é....
Fotos das Mães foram intercaladas entres as frases.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
terça-feira, 8 de maio de 2012
Pastas decoradas
Ano passado fusando na net encontrei o blog da Claudia Rocha Eva Artesanatos tem muita coisa interessante, e gostei da ideia de fazer uma pasta para guardar os documentos dos bebes , a minha primeira pasta foi para a mamãe Vivian que trabalhou comigo e ficou assim... linda.
domingo, 6 de maio de 2012
Promoção ...siga as regrinhas e ganhe.
Olá , hoje tenho um dica para quem está interessada em criar um blog, é super fácil não é sorteio e só seguir as regrinhas e ganhar..... Oba eu quero....Beijos
http://www.cantinhodoblog.com.br/2012/04/promocao-dia-das-maes-cantinho-do-blog.html
http://www.cantinhodoblog.com.br/2012/04/promocao-dia-das-maes-cantinho-do-blog.html
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Álbuns de fotos
Sabe aqueles álbuns que nós ganhamos quando mandamos revelar fotos ? Pois é são esses mesmos , aqui ganharam novas caras Feitos com EVAS e colado com cola quente.
Este aqui foi encomenda da Malta para presentar a Laura
Esses foram feitos para presentear os anjinhos que estavam chegando.
Boa noite, meninas há algum tempo atrás fiz alguns álbuns de fotografia , me inspirei em alguns blogs como o da Jacirinha, baú de letra e da Leska e coloquei um pouquinho de mim( brilho ) e saiu assim ........ eu adorei..É uma ótima sugestão para presentar os bebes que estão para chegar . Beijos.
Assinar:
Comentários (Atom)