quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um livro Maravilhoso

No dia 14 de abril de 2012 foi minha colação de grau, a professora Renata Castilho fez um pequeno discurso que nos emocionou , ela fez citações de um livro e fez o seguinte comentário: todos os pais , educadores e professores deveriam ter esse livro, isso  despertou minha curiosidade,  li e  recomendo. O livro é fascinante, apaixonante,  deixo a vocês  alguns trechos desse maravilhoso livro " Pais brilhantes Professores fascinantes". Boa leitura. Beijos .

A Diferença entre bons professores e professores fascinantes :

1 - Bons professores são eloquentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente...

2 - Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.

3 - Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção.

4 - Bons professores usam a memória como depósito de informação, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.

5 - Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis.

6 - Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula.

7 - Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.

Os sete pecados capitais dos educadores : 

1 - Corrigir publicamente, expor os defeitos da pessoa. Os sábios usam os erros para construir. Deve-se valorizar a pessoa, não seus erros. Pior ainda, humilhar por problemas naturais. O trauma é realimentado constantemente. Não discriminar, não criar padrões. Procure reverter os sintomas da depressão em prazer pela vida. Quem estimula a reflexão é um artesão de sabedoria.

2 - Expressar autoridade com agressividade Quando acontecer, devemos pedir desculpas. Nossos erros podem ser reproduzidos por nossos filhos. Use o diálogo para rever os erros. Doar-se, cruzar os mundos, não ter medo de perder a autoridade, mas sim de perder os filhos.

3 -  Ser excessivamente crítico e obstruir a infância. Deve-se dar liberdade para brincar e errar, sem correr perigo. Não comparar com os outros, permitir espontaneidade. Não impor autoridade, não humilhar em público e não criticar excessivamente. Comparação somente se estimulante ( não depreciativa ). Aceitar as limitações ( nossas e deles ).

4 - Punir quando estiver irado e colocar limites sem explicações. Dar um bom exemplo e apoiar em momentos dificeis supera traumas. Não se deixar levar pela ira. Se não puder controlar, saia de cena. Diante do erro, procure levá-los a repensar suas atitudes. Maturidade é a forma inteligente de corrigir alguém. A melhor punição é aquela que se negocia. Castigos, privações e limites só educam se estimulam a arte de pensar. Elogie o jovem antes de corrigi-lo ou criticá-lo.

 5 - Ser impaciente e desistir de educar. Procure construir uma ponte entre os dois mundos ( seu e do jovem "problema" ). Um jovem "problema" pode esconder problemas maiores. Conquiste-o com atenão e afeto. São estes que testam nossa qualidade de educadores. Se você conquistar, darão mais alegria no futuro. Invista neles.

6 - Não cumprir com a palavra. Não conseguir dizer não, e prometer tudo, sem poder cumprir...Perde o respeito e o jovem cresce imatura e desconfiado. A confiança é dificil de ser construída e fácil de ser destruída.

7 - Destruir a esperança e os sonhos. Sem eles não há caminho, nem motivação. Temos tendência a ferir as pessoas mais intimas. Combata isto! Sem esperança não se supera conflitos. Motivação para viver, superar e vencer.




Vamos tentar fazer a diferença!

1 comentários:

Adri disse...

Oi Cris

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